Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Notícias & Comunicação
Vigilância Sanitária da Bahia tem curso da SBPC/MLParticipação de 80 profissionais do estado e municípios
Wilson Shcolnik, Luisane Vieira
e José Carlos Lima

No dia 22 a SBPC/ML realizou, em Salvador, o curso "Laboratório Clínico para a Vigilância Sanitária", específico para profissionais dessa área no estado da Bahia. O evento recebeu o apoio do Hospital Português, onde foi realizado.

Participaram cerca de 80 pessoas representando as vigilâncias estadual (Divisa) e dos municípios de Salvador e de Camaçari.

O curso foi coordenado pelo ex-presidente da SBPC/ML José Carlos Lima. Na abertura também estavam presentes o diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, o presidente regional na Bahia, Fabio Lima Sodré, e a coordenadora da Vigilância Sanitária de Salvador, Stella Andrade Castro.

A palestrante foi a médica patologista clínica Luisane Vieira, que é membro da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) da SBPC/ML.

Ela falou sobre temas como a missão do laboratório clínico, principais serviços, boas práticas, acreditação e segurança do paciente, RDC 302/2005 da Anvisa e sua aplicação nas fases pré-analítica e analítica, e os testes laboratoriais remotos.

“Procurei enfocar os aspectos que os fiscais podem avaliar de forma a motivar os laboratórios para a melhoria da segurança dos pacientes e da qualidade dos processos. Como exemplo, cito a participação em ensaios de proficiência, pois sabemos que, apesar da obrigatoriedade estabelecida pela RDC 302, a maior parte dos laboratórios do país ainda não participa ativamente de nenhum programa”, conta a palestrante.

“Como é grande o número de profissionais de vigilância sanitária sem formação específica na área de laboratórios clínicos, a SBPC/ML entende que ações que os capacitem podem auxiliar nas inspeções, evidenciando os pontos importantes a serem observados, ou seja, os que de fato representam risco sanitário”, explica Wilson Shcolnik.

Ele acrescenta que a vigilância sanitária na Bahia entendeu a proposta da SBPC/ML. “Estamos satisfeitos com a receptividade encontrada. Agora, resta observar o resultado prático dessa iniciativa, conclui o diretor da SBPC/ML.



Foto: divulgação/Marketing do Hospital Português

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386