Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Institucional
Museu Evaldo MeloColetânea de imagens históricas
Imagens dos primeiros Congressos e eventos, itens de laboratório, documentos, atas etc.

Museu da Patologia Clínica

Evaldo Melo

Selecione uma galeria de imagens

Conheça o médico patologista clínico homenageado neste museu.

Evaldo Melo

(1934 - 2003)

O médico patologista clínico Evaldo Hermínio de Lucia Melo foi um dos grandes incentivadores da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e um de seus dirigentes mais ativos. Como presidente da instituição, de 1975 a 1977 e de 1993 a 1995, deu grande impulso à SBPC/ML e à medicina laboratorial.

Em seu primeiro mandato como presidente, estruturou e criou o Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM), hoje denominado Proficiência em Ensaios Laboratoriais.

Lançado no 11º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, realizado em outubro de 1977, no Guarujá (SP), o programa recebeu imediatamente a adesão de 90 patologistas clínicos e laboratórios.

Em março de 1975, a Revista Brasileira de Patologia Clínica, editada pela SBPC/ML, publicou diversos artigos sobre controle de qualidade e certificação de laboratórios, escritos em colaboração por Evaldo Melo, Marilene Melo e Erlo Roth.

Essa série foi a primeira revisão brasileira sobre o assunto. Os artigos descreviam as práticas do Colégio Americano de Patologistas (CAP), dos Estados Unidos, e de outras fontes, adaptando-as às condições dos laboratórios brasileiros.

No ano seguinte, a SBPC/ML publicou seu primeiro manual – Fundamentos sobre Ensaios Radioisotópicos in Vitro –, tendo Evaldo Melo como autor principal. A publicação foi aprovada pela diretoria para servir de auxílio aos médicos patologistas clínicos interessados em obter a licença da Comissão Nacional de Energia Nuclear para manusear os testes de radioimunoensaio.

Evaldo Melo também se destacou como representante da SBPC/ML em instituições internacionais. Em 1976, foi eleito o primeiro presidente da Associação Latino-Americana de Patologia Clínica (Alapac), fundada durante o 2º Congresso Latino-Americano de Patologia Clínica, realizado em setembro daquele ano, em Lima (Peru).

Foi ainda na primeira gestão de Evaldo Melo que a SBPC/ML adquiriu sua primeira sede própria no Rio de Janeiro: uma casa no bairro do Rio Comprido. Em 1995, novamente na presidência, sua atuação foi decisiva para a mudança de endereço da sociedade, para o bairro do Flamengo, onde está até hoje.

Entre outras atuações do médico patologista clínico, destaca-se a presidência, em 1999, do 33º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, do 20o Congresso Mundial e do 4o Congresso do Mercosul, em São Paulo.

Na cerimônia de abertura do 36º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, em 2002, em São Paulo, Evaldo Melo recebeu uma merecida homenagem pelos serviços prestados à SBPC/ML e à medicina laboratorial.

Evaldo Melo faleceu em São Paulo, em 5 de setembro de 2003, aos 69 anos de idade.

Ajude a ampliar o acervo do museu Envie fotos e imagens digitalizadas de eventos, documentos e equipamentos antigos de laboratórios clínicos. Informe ano, local, marca, modelo etc. Nosso e-mail: museu@sbpc.org.br

Curador: Carlos David Bichara Textos: Roberto Duarte Desenvolvimento: Rodrigo Paiva

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386

.