Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Notícias & Comunicação
Programação científica está atualizadaAtividades são relacionadas por dia, hora e sala

A programação científica do 51º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (51º CBPC/ML) e do 3º Congresso Brasileiro de Informática Laboratorial (3º CBIL) está atualizada e detalhada. As atividades estão relacionadas por dia, hora e sala em que serão realizadas.

As do 51º CBPC/ML serão nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, enquanto as do 3º CBIL irão acontecer nos dias 27 e 28 — neste, elas terminam às 11h30 porque, logo em seguida, haverá uma conferência magna.

A programação dos dois eventos inclui conferências, conferências magnas, mesas redondas, encontros com especialistas, cursos pré-congresso, painel e apresentação de cases. Estas duas últimas são do 3º CBIL.

Tipos de atividades
O 51º CBPC/ML e o 3º CBIL oferecem diversos tipos de atividades. Dependendo do tempo, no final abre-se espaço para a plateia fazer perguntas ou debater o tema abordado.

Conferência
Com duração aproximada de 1 hora, em geral é apresentada por um palestrante que fala sobre o tema que dá nome à atividade. Em cada dia são apresentadas várias conferências simultâneas, em diversas salas, sobre assuntos de diferentes áreas de conhecimento.

Conferência magna
A diferença para a conferência tradicional é que a magna ocorre em horário exclusivo, sem outra atividade simultânea, para que todos possam assistir. No 51º CBPC/ML haverá quatro conferências magnas, cada uma em um dia com duração aproximada de 1 hora. >

Mesas redondas
A partir de um tema central três ou mais palestrantes abordam subtemas para que a plateia conheça vários pontos de vista, que podem ser complementares entre si. São realizadas várias mesas redondas simultâneas em um mesmo dia, sobre diferentes áreas de conhecimento.

Encontros com especialistas
Com duração aproximada de 1h15, os encontros são a primeira atividade do dia. Acontecem em uma mesma sala, onde cada palestrante e participantes sentam-se ao redor da mesma mesa. De modo mais informal que nas conferências e mesas redondas, um determinado tema é abordado. O formato dessa atividade requer núnmero limitado de vagas para cada Encontro, porém proporciona maior participação de todos e interação com o palestrante.

Curso pré-congresso
Todos os cursos serão no dia 25 de setembro, véspera da abertura oficial do 51º CBPC/ML. Alguns acontecerão no Hotel Holiday Inn (dentro do Anhembi) e outros em laboratórios na cidade de São Paulo. A inscrição em qualquer curso é independente da inscrição no congresso, isto é, não é preciso estar inscrito no congresso para participar de um ou mais cursos.

Painel
Atividade exclusiva do 3º CBIL, na qual especialistas apresentam diferentes assuntos e experiências. Poderá ou não haver debates ao final.

Apresentação de cases
Também exclusiva do 3º CBIL, nessa atividade representantes de laboratórios apresentam casos verídicos da empresa em que trabalham, com suas dificuldades e as soluções desenvolvidas.

Mais informações em cbpcml.org.br.

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386

.