Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Notícias & Comunicação
Programa permite calcular LDL-cIdeal para laboratórios que ainda não usam a fórmula de Martin

Os laboratórios que ainda não utilizam a fórmula de Martin para cálculo do LDL-colesterol diretamente no LIS (Sistema de Informática Laboratorial) podem baixar e usar o programa que contém uma calculadora de lipoproteínas que disponibiliza o LDL-c calculado.

A calculadora foi desenvolvida por Daniele de Paula da Silva, pós-graduanda do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), de São Paulo, que autoriza a SBPC/ML a divulgá-la. O programa pode ser baixado e utilizado sem custos.

"A fórmula de Martin pode ser usada independente da concentração dos triglicérides. Nas situações em que o valores de triglicérides ou HDL-c forem muito elevados os valores de LDL-c calculados pela fórmula de Martin podem ser baixos ou com valores negativos. Nestas situações o laboratório pode liberar o LDL-c como inferior a 30 mg/dL", diz o diretor de Ensino da SBPC/ML, Carlos Eduardo Ferreira.

Ele acrescenta que a fórmula de Friedewald deve ser descontinuada pela baixa correlação no calculo do LDL-c quando comparado com dosagens por ultracentrifugação (método referência - para dosagem de LDL-c).

Para baixar o arquivo da calculadora (InstaladorCalculadora.zip) clique em sbpc.org.br/upload/conteudo/InstaladorCalculadora.zip. Em seguida, é preciso descompactá-lo, utilizando um programa do tipo "winzip", "winrar" ou similar. O próximo passo é instalar o programa, clicando em "setup.exe".

A SBPC/ML agradece a gentileza de Daniele de Paula da Silva

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386

.