Sociedade Brasileira de Patologia Clínica
Medicina Laboratorial

Notícias & Comunicação
PALC intensifica divulgação entre médicosRevistas publicam artigos, reportagens e publicidade do Programa

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) intensificou a divulgação entre médicos de diferentes especialidades e regiões do país, com o objetivo de mostrar a importância de indicar laboratórios que participam de programas de acreditação e valorizar os que têm o selo do Programa da SBPC/ML.

A campanha compreende publicações em revistas e sites de associações médicas e sociedades de especialidade, além da inserção de publicidade específica do PALC nesses veículos.

Na edição 35 (julho/2017) da Revista ABM, da Associação Bahiana de Medicina, o artigo Exames laboratoriais - A certeza de bons resultados mostra a importância da Medicina Laboratorial para as tomadas de decisões médicas e sua relação com a prevenção, diagnóstico, tratamento, gerenciamento de doenças e reabilitação do paciente.

O artigo está disponível na Biblioteca Digital SBPC/ML, seção "Publicações", com acesso aberto.

Assinado pelos patologistas clínicos Fábio Sodré, presidente Regional da SBPC/ML no Nordeste, e Wilson Shcolnik, diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, o artigo destaca que o número de exames realizados por laboratórios monitorados pelo PALC corresponde a cerca de 35% dos exames realizados por ano no país por laboratórios públicos e privados.

Segundo os autores, o PALC-SBPC/ML é reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como Entidade Acreditadora de Serviços de Saúde, responsável por monitorar e avaliar os atributos de qualificação dos laboratórios clínicos e enviar os dados periodicamente à ANS.

De acordo com o artigo, desde 2015 a norma PALC é certificada pela The International Society for Quality in Health Care (ISQua), principal organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços em saúde. “Este selo comprova que o PALC-SBPC/ML se mantém atualizado frente à evolução da medicina laboratorial no Brasil e no mundo, e que os laboratórios que participam do PALC são acreditados por um padrão normativo reconhecido internacionalmente.”

Internet e veículos impressos
Em agosto, o site da Sociedade Brasileira de Pediatria publicou, na seção "Tome Nota", um destaque sobre o PALC, ilustrado com a capa da Norma 2016 (sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/programa-de-acreditacao-da-sociedade-brasileira-de-patologia-clinicamedicina-laboratorial).

O Programa também será tema de reportagem na edição setembro/outubro do Jornal da AMMG, da Associação Médica de Minas Gerais, com depoimentos de Wilson Shcolnik e do patologista clínico Leonardo Vasconcellos, coordenador do Comitê Científico de Ensino em Patologia Clínica da SBPC/ML.

A divulgação do PALC inclui campanhas publicitárias em várias edições do Jornal da AMMG, Jornal da AMRIGS, da Associação Médica do Rio Grande do Sul, e Revista Oncologia e Oncologistas, da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Estão programadas inserções em outras publicações destinadas a médicos.

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial

Rua Dois de Dezembro, 78 sala 909 - Catete - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22220-040

Telefones: (21) 3077-1400 e 0800 0231575 - Fax: (21) 2205-3386

.