Agenda anual
Confira os eventos realizados pela SBPC/ML e por outras instituições da área da saúde.
-
AACC 2017 – 69th AACC Annual Scientific Meeting & Clinical Lab Expo
Período: 30/07/2017 a 03/08/2017
Local: San Diego / Califórnia
-
XV Congresso da Associação Bahiana de Medicina
Período: 28/07/2017 a 29/07/2017
Local: Salvador / BA
-
22º Congresso Brasileiro Multidisciplinar em Diabetes
Período: 27/07/2017 a 30/07/2017
Local: SÃO PAULO / São Paulo
-
Curso de Formação de Auditor Interno da Qualidade – Norma PALC 2016
Período: 26/07/2017 a 28/07/2017
Local: Curitiba / PR
-
Gestão de equipamentos e insumos
Período: 19/07/2017 a 19/07/2017
Local: Transmissão pela internet
-
Marcadores Cardíacos – Troponinas e peptídeos natriuréticos
Período: 12/07/2017 a 12/07/2017
Local: Transmissão pela internet
-
Congresso Mundial de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV 2017
Período: 09/07/2017 a 13/07/2017
Local: Rio de Janeiro / RJ
-
Controle da qualidade na era da gestão de riscos
Período: 05/07/2017 a 05/07/2017
Local: Transmissão pela internet
-
Simpósio Internacional do Instituto COI
Período: 01/07/2017 a 01/07/2017
Local: Rio de Janeiro / RJ
Curso de Formação de Auditor Interno da Qualidade – Norma PALC 2016
Data: 26/07/2017 a 28/07/2017
Realização: SBPC/ML
Local: Curitiba / PR
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Dias: 26 a 28/07/2017
Hotel Pestana Curitiba (R. Comendador Araújo, 499, Batel, Curitiba – PR).
Horário: 8h30 às 18h
Objetivo:
Formar Auditores de Sistemas de Gestão da Qualidade em relação aos requisitos da Norma PALC versão 2016.
Público-alvo:
Profissionais de laboratórios de nível técnico ou superior, incluindo o pessoal de setores administrativos que participam ou participaram da realização de auditorias.
Programação:
(A SBPC/ML reserva-se o direito de alterá-la)
– Histórico e responsabilidades do PALC e da CALC
– Processo para acreditação
– Definições do PALC
– Organização geral e gestão
– Auditoria da qualidade: conceitos, tipos de auditorias, perfil e capacitação de auditores
– Gestão do Sistema da Qualidade
– Gestão e controle da documentação e registros
– Gestão de não-conformidades, reclamações de clientes e melhoria contínua
– Gestão de laboratórios de apoio
– Gestão da fase pré-analítica
– Gestão dos testes laboratoriais remotos
– Gestão da fase analítica
– Gestão de equipamentos
– Garantia da qualidade
– Gestão da fase pós-analítica e dos laudos
– Gestão da informação técnica
– Gestão de pessoal
– Gestão ambiental e da segurança
– Gestão dos riscos e da segurança do paciente
– Gestão do sistema de informações laboratoriais
– Auditoria da qualidade: plano de auditoria, condução e relatórios
– Avaliação
Coordenação: Carla Chaves (Gestora do PALC)
Palestrantes:
Carla Chaves
Elaine Faria (auditora PALC)
Será fornecido certificado de participação
Vagas: 40 pessoas
Inscrições somente através da internet, até 17 de julho de 2017
Podem ser encerradas antes se forem preenchidas todas as vagas.
Não haverá inscrição no local do curso.
Investimento:
Associados SBPC/ML (pessoa física e jurídica): R$ 800
Estudantes da área da Saúde (com comprovação): R$ 950
Não associados: R$ 1.000
Formas de pagamento
Boleto bancário ou
Cartão de crédito (sistema PayPal).
ATENÇÃO: para emitir 2ª via de boleto bancário que ainda está no prazo (dentro do vencimento) entre em bradesco.com.br, clique em “2ª via de boleto”, escolha “Pesquisar boleto pelo CPF/CNPJ/Nosso Número” ou “Pesquisar boleto pela Linha Digitável” e siga as instruções apresentadas.
Para emitir 2ª via de boleto que já está vencido (fora do prazo) é necessário entrar em contato com a SBPC/ML: eventos@sbpc.org.br, tel. (21) 3077-1400, a/c Daniela Queiroz.
Obs:
Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica
A inscrição de Associado Pessoa Jurídica é uma oportunidade que a SBPC/ML oferece às empresas associadas para inscreverem seus colaboradores.
A inscrição nesta categoria só é válida para os Associados Pessoa Jurídica que estiverem em dia com a contribuição mensal.
Antes de fazer a inscrição, a empresa deve enviar por e-mail (eventos@sbpc.org.br) relação em papel timbrado da empresa com nome completo e nº do CPF de todos os colaboradores que serão inscritos. Enviar também telefone, e-mail e nome do responsável pela empresa que preencheu a relação de colaboradores.
Somente após o recebimento desta relação é que o CPF de cada colaborador será liberado para a inscrição na categoria Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica.
Atenção com os prazos: a relação com os nomes dos colaboradores deve ser recebida pela SBPC/ML até 5 dias úteis antes do encerramento das inscrições.
O processo de inscrição deve ser repetido para cada colaborador cujo nome e CPF constar na relação.
Estudante da área da Saúde:
Nível técnico ou universitário, inclusive pós-graduação
1. Antes de se inscrever é preciso enviar para a SBPC/ML, por e-mail eventos@sbpc.org.br, a/c Daniela Queiroz), declaração da instituição de ensino que comprove estar matriculado regularmente em 2017 em curso da área da Saúde.
Junto com a declaração envie nome completo, nº do CPF, e-mail e telefone de contato.
Somente após recebermos a declaração é que o CPF será liberado para fazer a inscrição na categoria Estudante.
2. Atenção com os prazos: a declaração e os dados de contato do estudante devem ser recebidos pela SBPC/ML até 5 dias úteis antes do encerramento das inscrições.
Devolução da inscrição:
Caso haja desistência de participar do evento, a SBPC/ML devolverá 50% do valor pago pela inscrição, desde que seja comunicada por e-mail (eventos@sbpc.org.br), a/c Daniela Queiroz) até dez dias antes do início do curso.
Não haverá devolução de inscrição se a desistência for comunicada menos de dez dias antes do início do curso, durante sua realização ou após seu término.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Mais informações:
Daniela Queiroz
Tels. (21) 3077-1400 ou 0800 023 1575
eventos@sbpc.org.br
Publicado em 01/05/2017
Gestão de equipamentos e insumos
Data: 19/07/2017 a 19/07/2017
Realização: SBPC/ML
Local: Transmissão pela internet
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Transmissão: 19/07/2017
No dia do curso, o vídeo com a aula gravada está disponível das 9h às 23h30 (hora de Brasília).
Palestrante: Carla Chaves
Médica Patologista Clínica e Hematologista, gestora do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML.
Laboratórios podem montar auditório e reunir seus colaboradores para assistir, ao custo de apenas uma inscrição.
Público-alvo:
Médicos patologistas clínicos, farmacêuticos-bioquímicos, biólogos, biomédicos, técnicos e estudantes.
Tranmissão da aula
O vídeo com a aula gravada está disponível no dia do curso, das 9h às 23h30 (hora de Brasília). Neste dia e horário os participantes podem enviar perguntas. As respostas serão encaminhadas por e-mail alguns dias depois.
O vídeo pode ser assistido em computadores de mesa (desktops), notebooks, tablets, iPads, iPhones e smartphones com sistema Android e Windowsphone.
Apoio técnico
A SBPC/ML fornece apoio técnico no dia do curso, das 9h às 16h30 (hora de Brasília) pelo tel. (21) 3077-1400.
Todos os participantes recebem gratuitamente um certificado de participação em formato eletrônico (arquivo “pdf”), mas é preciso responder à pesquisa de satisfação enviada após a realização do curso.
O certificado eletrônico gratuito também é fornecido aos participantes do auditório, desde que todos respondam a pesquisa de satisfação e que o responsável pela inscrição envie para a SBPC/ML a lista de presença preenchida com nome e e-mail de todos os que assistiram ao curso.
O arquivo para preencher a lista de presença de auditório está disponível na página de transmissão. O acesso é feito com o login e a senha fornecidos a quem se inscrever.
Investimento:
Associados SBPC/ML (pessoa física e jurídica): gratuito
Não associados: R$ 50
ATENÇÃO: Se for necessário que o boleto de sua inscrição seja emitido em nome da empresa, antes de fazer a inscrição entre em contato com a SBPC/ML (tel. (21) 3077-1400).
Devolução da inscrição:
Caso haja desistência de participar do evento, a SBPC/ML devolverá 50% do valor pago pela inscrição, desde que seja comunicada por e-mail (ead2@sbpc.org.br), a/c Daniela Queiroz) até uma semana antes do evento.
Não haverá devolução de inscrição se a desistência for comunicada a partir de uma semana antes do início do evento, durante sua realização ou após seu término.
Caso o participante não consiga assistir o curso no dia e horários em que o vídeo está disponível, por motivos particulares e/ou dificuldades técnicas em seu computador, não haverá devolução da inscrição nem retransmissão do curso.
Alguns dias após a transmissão, o vídeo será incluído no acervo da Biblioteca Digital SBPC/ML (bibliotecasbpc.org.br
Inscrições encerradas.
Marcadores Cardíacos – Troponinas e peptídeos natriuréticos
Data: 12/07/2017 a 12/07/2017
Realização: SBPC/ML
Local: Transmissão pela internet
Este curso tem o apoio de:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Transmissão: 12/07/2017
Palestrante: Carlos Eduardo dos Santos Ferreira
Médico Patologista Clínico, diretor de Ensino da SBPC/ML (biênio 2016-2017), coordenador do Departamento de Química Clínica do Laboratório Clínico – Albert Einstein Medicina Diagnóstica, coordenador Médico do Setor de Imunoquímica do Laboratório Central – Escola Paulista de Medicina (EPM) – Universidade Federal São Paulo (UNIFESP), mestre e doutor em Medicina pela Escola Paulista de Medicina – EPM/UNIFESP, MBA em Gestão de Saúde – Insper/HIAE.
ATENÇÃO:
As inscrições são gratuitas. Quando for montado auditório para a equipe assistir ao curso, todos os integrantes do auditório devem fazer sua inscrição separada.
Público-alvo:
Médicos patologistas clínicos, farmacêuticos-bioquímicos, biólogos, biomédicos, técnicos e estudantes.
Transmissão da aula
O vídeo com a aula gravada está disponível no dia do curso, das 9h às 23h30 (hora de Brasília). Neste dia e horário os participantes podem enviar perguntas. As respostas serão encaminhadas por e-mail alguns dias depois.
O vídeo pode ser assistido em computadores de mesa (desktops), notebooks, tablets, iPads, iPhones e smartphones com sistema Android e Windowsphone.
Após a exibição da aula, todos os participantes receberão um e-mail para responder a uma Pesquisa de Satisfação sobre o curso.
Por isso, é muito importante cadastrar um e-mail válido. Após concluir a inscrição, lembre-se de examinar sua caixa de entrada de e-mail para verificar se recebeu uma mensagem de confirmação.
Todos os participantes recebem gratuitamente um certificado de participação em formato eletrônico (arquivo “pdf”), mas é preciso responder à Pesquisa de Satisfação enviada após a realização do curso.
Atenção: O certificado será enviado por e-mail somente para aqueles que responderam à Pesquisa de Satisfação e que foram cadastrados no curso.
Apoio técnico
A SBPC/ML fornece apoio técnico no dia do curso, das 9h às 16h30 (hora de Brasília) pelo tel. (21) 3077-1400.
Os slides do curso estarão disponíveis para todos os inscritos em arquivo “pdf” na página “Área de Transmissão”, no data em que o curso é transmitido. O acesso a essa página é feito com o Login e a senha fornecidos a quem se inscreveu.
Alguns dias após a transmissão, o vídeo será incluído no acervo da Biblioteca Digital SBPC/ML (bibliotecasbpc.org.br e ficará disponivel também no site da Siemens Healthineers.
Inscrições gratuitas para todos os participantes, Associados SBPC/ML (pessoa física e jurídica) e não associados.
ATENÇÃO:
As inscrições devem ser feitas somente no site da Siemens Healthineers.
O curso será transmitido no portal de EAD da SBPC/ML: ead.sbpc.org.br.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Publicado em 01/05/2017
Congresso Mundial de Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV 2017
Data: 09/07/2017 a 13/07/2017
Realização: International Society for Sexually Transmitted Diseases Research (ISSTDR), International Union Against Sexually Transmitted Infections (IUSTI) e Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis (SBDST)
Local: Rio de Janeiro / RJ
Hotel Windsor Barra (Av. Lucio Costa, 2630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
Inscrições diferenciadas para estudantes, residentes, professores, funcionários públicos, participantes de entidades e várias outras categorias.
Além das conferências, haverá reuniões conjuntas com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
Controle da qualidade na era da gestão de riscos
Data: 05/07/2017 a 05/07/2017
Realização: SBPC/ML
Local: Transmissão pela internet
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Transmissão: 05/07/2017
No dia do curso, o vídeo com a aula gravada está disponível das 9h às 23h30 (hora de Brasília).
Palestrante: Maria Elizabete Mendes
Médica Patologista Clínica, graduada pela FCM da Sta. Casa de SP (1983), Residência médica pelo HC-FMUSP (1988), Doutora em Medicina-Patologia pela FMUSP (1998), Administradora hospitalar e de sistemas de saúde pela EAESP-FGV (1995), Green Belt pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (2007), auditora do College of American Pathologists, dos EUA (2009). Atualmente é médica chefe da seção de Bioquímica de Sangue no serviço de Bioquímica Clínica da Divisão de Laboratório Central (DLC) do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP e Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Sustentabilidade da Divisão de Laboratório Central do HC-FMUSP. É membro da Associação Paulista de Medicina, da SBPC/ML e da American Association of Clinical Chemistry.
Laboratórios podem montar auditório e reunir seus colaboradores para assistir, ao custo de apenas uma inscrição.
Público-alvo:
Médicos patologistas clínicos, farmacêuticos-bioquímicos, biólogos, biomédicos, técnicos e estudantes.
Transmissão da aula
O vídeo com a aula gravada está disponível no dia do curso, das 9h às 23h30 (hora de Brasília). Neste dia e horário os participantes podem enviar perguntas. As respostas serão encaminhadas por e-mail alguns dias depois.
O vídeo pode ser assistido em computadores de mesa (desktops), notebooks, tablets, iPads, iPhones e smartphones com sistema Android e Windowsphone.
Após fazer sua inscrição você pode utilizá-la para cadastrar participantes adicionais que também assistirão a aula junto com você (no mesmo computador ou em auditório, sala de aula etc).
Não há custo para incluir participantes adicionais com a sua inscrição.
Para incluir cada participante adicional você precisa de nome, CPF e dos dados de contato de cada um.
Podem ser incluídos quantos participantes adicionais você desejar.
É importante que todos sejam cadastrados no prazo de até 24 horas após a data de transmissão do vídeo.
Após a exibição da aula, todos os participantes receberão um e-mail para responder a uma Pesquisa de Satisfação sobre o curso.
Por isso, é muito importante cadastrar um e-mail válido. Após concluir a inscrição, lembre-se de examinar sua caixa de entrada de e-mail para verificar se recebeu uma mensagem de confirmação.
Todos os participantes recebem gratuitamente um certificado de participação em formato eletrônico (arquivo “pdf”), mas é preciso responder à Pesquisa de Satisfação enviada após a realização do curso.
Atenção: O certificado será enviado por e-mail somente para aqueles que responderam à Pesquisa de Satisfação e que foram cadastrados no curso.
Apoio técnico
A SBPC/ML fornece apoio técnico no dia do curso, das 9h às 16h30 (hora de Brasília) pelo tel. (21) 3077-1400.
Investimento:
Associados SBPC/ML (pessoa física e jurídica): gratuito
Não associados: R$ 50
ATENÇÃO: Se for necessário que o boleto de sua inscrição seja emitido em nome da empresa, antes de fazer a inscrição entre em contato com a SBPC/ML (tel. (21) 3077-1400).
Obs:
Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica
A inscrição de Associado Pessoa Jurídica é uma oportunidade que a SBPC/ML oferece às empresas associadas para inscreverem seus colaboradores.
A inscrição nesta categoria só é válida para os Associados Pessoa Jurídica que estiverem em dia com a contribuição mensal.
Antes de fazer a inscrição, a empresa deve enviar por e-mail (eventos@sbpc.org.br) relação em papel timbrado da empresa com nome completo e nº do CPF de todos os colaboradores que serão inscritos. Enviar também telefone, e-mail e nome do responsável pela empresa que preencheu a relação de colaboradores.
Somente após o recebimento desta relação é que o CPF de cada colaborador será liberado para a inscrição na categoria Associado SBPC/ML Pessoa Jurídica.
Atenção com os prazos: a relação com os nomes dos colaboradores deve ser recebida pela SBPC/ML até 5 dias úteis antes do encerramento das inscrições.
O processo de inscrição deve ser repetido para cada colaborador cujo nome e CPF constar na relação.
Devolução da inscrição:
Caso haja desistência de participar do evento, a SBPC/ML devolverá 50% do valor pago pela inscrição, desde que seja comunicada por e-mail (ead2@sbpc.org.br), a/c Daniela Queiroz) até uma semana antes do evento.
Não haverá devolução de inscrição se a desistência for comunicada a partir de uma semana antes do início do evento, durante sua realização ou após seu término.
Caso o participante não consiga assistir o curso no dia e horários em que o vídeo está disponível, por motivos particulares e/ou dificuldades técnicas em seu computador, não haverá devolução da inscrição nem retransmissão do curso.
Obs:
Este evento é passível de cancelamento, o que pode acontecer até 10 dias antes da data prevista de sua realização.
Os slides do curso estarão disponíveis para todos os inscritos em arquivo “pdf” na página “Área de Transmissão”, no data em que o curso é transmitido. O acesso a essa página é feito com o Login e a senha fornecidos a quem se inscreveu.
Alguns dias após a transmissão, o vídeo será incluído no acervo da Biblioteca Digital SBPC/ML (bibliotecasbpc.org.br
INSCRIÇÕES ENCERRADAS.
Publicado em 01/05/2017
Simpósio Internacional do Instituto COI
Data: 01/07/2017 a 01/07/2017
Realização: Instituto COI
Local: Rio de Janeiro / RJ
Windsor Oceânico (R. Martinho de Mesquita, 129, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ)
Inscrições gratuitas
Informações: Interevent (organizadora), tel.: (21) 3326-3320, simposioicoi@interevent.com.br
Apoio SBPC/ML