Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias O laboratório de coagulação

Notícias

O laboratório de coagulação

O laboratório de coagulação agregando valor à prática clínica. Esse foi o tema da terceira e última Conferência Magna do 52° CBPC/ML. A palestra foi apresentada pelo médico norte-americano David Garcia e coordenada pelo patologista clínico e hematologista João Guerra.

Garcia apresentou alguns dados de estudos sobre o assunto e trouxe o que vem acontecendo na parte do laboratório de coagulação referente às drogas anticoagulantes – os anticoagulantes diretos. Também abordou o Point-of-Care Testing – Testes Laboratoriais Remotos (TLR).

Outro ponto destacado pelo norte-americano foi que o laboratório de coagulação vem se adaptando à nova tendência dessas medicações, que foram desenvolvidas para não ter controle laboratorial. Segundo o médico, hoje, na prática, o que temos visto é cada vez mais controle laboratorial dessas medicações.

Para o patologista clínico João Guerra, é importantíssima essa adaptação dos laboratórios. Ele explica que é necessário entender como que essas drogas agem no organismo do paciente (através do exame de sangue) e como o laboratório pode contribuir para a orientação, tanto do médico como do paciente, no controle dessas medicações.

Veja fotos do Flickr do 52º CBPC/ML em flickr.com/sbpcml.

 

Texto: Patrícia Bernardo/DC Press

 

Publicado em 27/09/2018