Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Artigo analisa importância dos exames laboratoriais

Notícias

Artigo analisa importância dos exames laboratoriais

Autores são diretores da SBPC/ML

Excessos de exames: Desperdícios na Saúde?. Este é o título do artigo assinado pelos diretores da SBPC/ML Nairo Sumita (Científico) e Wilson Shcolnik (Acreditação e Qualidade), publicado em 14 de fevereiro no portal
Observatório da Saúde
.

Os autores analisam a importância dos exames laboratoriais e destacam que a literatura médica cita que 70% das decisões médicas se baseiam em resultados de exames laboratoriais, procedimentos minimamente invasivos e que constituem uma ferramenta de elevada relação custo/efetividade para se obter informações sobre o estado de saúde do paciente.

Segundo o artigo, “os resultados de exames laboratoriais fornecem informações que podem ser utilizadas para fins diagnóstico e prognóstico, prevenção e estabelecimento de riscos para inúmeras doenças, definição de tratamentos personalizados, assim como evitar a necessidade de procedimentos complementares mais complexos e invasivos, quando bem indicados e os resultados corretamente interpretados”.

Os autores esclarecem conceitos equivocados sobre o suposto custo excessivo para a Saúde provocado pelos procedimentos em laboratórios: “No Brasil, como em outros países, as despesas com exames laboratoriais representam menos de 5% dos custos com a assistência à saúde e 25% dos custos com diagnósticos”.

Eles também apontam diversas razões para a crescente demanda por exames, explicam a procura pelos que são baseados em métodos moleculares e lembram que ainda há desafios para a a realização de exames exames genéticos preditivos.

No artigo também esclarecem informações equivocadas sobre resultados que não são retirados pelos pacientes e destacam a importância do uso racional dos exames laboratoriais.

O artigo completo está em observatoriodasauderj.com.br/excessos-de-exames-desperdicios-na-saude/?ref=28.