Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Coordenador do Comitê Científico de Genômica e Bioinformática da SBPC/ML participou do congresso da EFLM-EuroMedLab, na Alemanha

Notícias

Coordenador do Comitê Científico de Genômica e Bioinformática da SBPC/ML participou do congresso da EFLM-EuroMedLab, na Alemanha

O Dr. Flavio Ferraz de Paes e Alcântara, coordenador do Comitê Científico de Genômica e Bioinformática da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) participou do Congresso da EFLM- EuroMedLab em Munique, Alemanha, dos dias 10 a 14 de abril de 2022.

Ele presidiu, como chairman, o simpósio sobre doença renal aguda “Biomarcadores em injúria renal aguda: do laboratório à beira do leito”, no simpósio 1, na sala principal, na primeira manhã do congresso, sendo o único brasileiro no programa, e um dos poucos não europeus convidados a participar do evento.

Há 10 anos, o Dr. Flavio Alcantara participa da IFCC como delegado, chefe de Força Tarefa e, depois, chefe de Comitê em Doença Renal Crônica. Recentemente, a IFCC ampliou o escopo do comitê para incluir doença renal aguda e crônica no recém-nomeado Comitê de Doenças Renais, onde agora o médico atua como membro consultor.  

As palestras dos Profºs. Cláudio Ronco, Lui Forni, Marlies Ostermann, Tirsa van Duijl e Raquel Galván apresentaram novidades na classificação destas doenças, com uniformização de critérios e novidades acerca do uso de biomarcadores de estresse renal, de lesão e de infecção em formato teste remoto (POCT), com impacto direto para o Laboratório Clínico e o manejo desses pacientes.

 

Publicado em 10/05/2022