Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Empresas de TI formam associação de classe

Notícias

Empresas de TI formam associação de classe

A Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial (LIS Brasil) reúne as principais empresas de tecnologia da informação para laboratórios clínicos do Brasil. Segundo a instituição, seus membros processam, em grupo, cerca de 1,2 bilhão de exames e mais de 125 milhões de atendimentos laboratoriais por ano – aproximadamente 60% do volume nacional.

Fundada em 1º de março de 2018, com sede em São Paulo, a LIS Brasil é uma associação sem fins lucrativos e reforça o seu compromisso institucional com o desenvolvimento e promoção de iniciativas que tenham conexão com o setor, o qual, até então, não contava com uma representatividade jurídica e uma entidade única, que atuasse ativamente em causas comuns.

Os primeiros passos para formar um grupo de referência no setor de TI para medicina diagnóstica foram dados em 2015, com a publicação da RDC 30 pela Anvisa, com definições para certificação digital. As empresas desenvolvedoras de LIS (sigla em inglês de Sistema de Informação Laboratorial) trabalharam para encontrar soluções eficientes e padronizadas para os laboratórios. A atuação do grupo trouxe fundamentação técnica e operacional que permitiu subsidiar a ação de outras importantes instituições e, assim, provocar a revogação desta equivocada publicação, que se fosse mantida, traria consequências negativas a todo o setor.

De acordo com a LIS Brasil, entre suas principais finalidades estão a representação junto às entidades governamentais e órgãos de classe que sejam responsáveis pela regulamentação das atividades do setor, promover estudos e desenvolvimento de padrões técnicos, fomentar estudos sobre padrões éticos de conduta e promover a educação sobre as melhores práticas de atuação, compliance e governança corporativa. Além disso, há plena disposição em estabelecer parcerias e trabalhar em conjunto com outras entidades, clientes e demais interessados para ampliar a visão de futuro do mercado e criar um maior sincronismo nas soluções técnicas que beneficiem prestadores, médicos e sobretudo pacientes, através de um trabalho colaborativo – um dos objetivos relevantes do grupo.

A diretoria da LIS Brasil eleita em março deste ano e é composta por Marcelo Lorencin, diretor Presidente; Edgar Diniz Borges, diretor Secretário-geral; Fábio Tadeu Pacheco de Mendonça, diretor Financeiro e Renato Casella, diretor Técnico. O conselho fiscal é representado por Eduardo de Carvalho, José Mangualde e Roberto Ribeiro da Cruz.

As empresas fundadoras são: AB Sistemas, AR Sistemas, Avantix, CriaSoft, Matrix, ND Engenharia e Software, Hoda5, Hotsoft, Inovapar, Grupo Sym, Pixeon, Proditec Sistemas, Shift, Softeasy, Thread, TM Informática e Unilab.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da LIS Brasil

 

Publicado em 20/08/2018