Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias EVOLUÇÃO DA ACURÁCIA DOS TESTES SOROLÓGICOS

Notícias

EVOLUÇÃO DA ACURÁCIA DOS TESTES SOROLÓGICOS

O teste padrão ouro para o diagnóstico da COVID19 é o RT-PCR e isto é fato e consenso. Os testes sorológicos começaram a ser fabricados mundo a fora para avaliar a resposta imune (produção de anticorpos) frente a infecção pelo novocoronavírus.  Os primeiros testes que foram fabricados foram os testes imunocromatográficos (chamados de testes rápidos). Estes testes têm uso clínico restrito (determinado período de doença) e começaram a serem comercializados e processados em todo mundo, sem critérios e sem avaliações quanto a qualidade. Muitos destes testes que chegaram inicialmente no mercado apresentavam baixa acurácia e realmente não agregam valor ao diagnóstico clínico.

Contudo com o passar dos meses de pandemia os desempenhos dos testes melhoraram bastante e hoje dispomos de testes sorológicos com elevada acurácia (acima de 98 % de sensibilidade e especificidade) realizados em laboratórios clínicos pelo país. Com os mesmos equipamentos e com as mesmas técnicas/metodologias (técnicas de quimioluminescência e derivadas) utilizadas pelos países do primeiro mundo.

A SBPC/ML dispõem de um programa de avaliação dos diferentes kits e tecnologias que estão sendo utilizado para auxílio diagnóstico da COVID19. A participação das empresas é voluntária.

Mais detalhes no site: www.testecovid19.org

 

Publicada em 06/08/2020