Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias do Congresso Museu da Patologia Clínica Evaldo Melo

Notícias do Congresso

Museu da Patologia Clínica Evaldo Melo

Espaço virtual conta a história da patologia clínica e da SBPC/ML

Foi lançado nesta segunda, 23, no estande da SBPC/ML o Museu da Patologia Clínica Evaldo Melo. O curador do museu, o patologista clínico David Bichara, explicou que a iniciativa é ao laboratório clínico, à medicina laboratorial brasileira e, principalmente, ao ex-presidente da SBPC/ML Evaldo Melo, como um reconhecimento pelo seu lagado.

“Evaldo Melo, é um ícone da medicina laboratorial, e importante também para a sua família, que está aqui presente, e que continua na área, fazendo um trabalho na medicina laboratorial de qualidade, bom e digno”, disse Bichara.

Ele explicou que o museu, virtual e ligado ao site da SBPC/ML, traz a história da medicina laboratorial brasileira, desde os primórdios, os seus congressos, os objetos e equipamentos.

“Neste dia não poderia estar mais feliz, junto com familiares, aos colegas de patologia clínica”, disse Bichara ao passar a palavra para a patologista clínica Marilene Melo, viúva do homenageado.

Ela registrou algumas das atividades de Evaldo Melo relacionadas à história da SPBC/ML que ainda não foram inseridas na plataforma virtual do museu. “Evaldo foi quem fundou a primeira residência patológica do Brasil e sempre esteve à frente de seu tempo, trazendo tecnologia de outros países para ajudar no diagnóstico.”, acrescentou.

O filho, Murilo Melo, visivelmente emocionado, endossou a importância do pai na sua vida. “Meu pai é minha referência pessoal e profissional”, declarou.

O Museu da Patologia Clínica Evaldo Melo contém fotos de congressos e eventos da SBPC/ML, equipamentos antigos, documentos, como a ata de fundação da SBPC/ML, em 1944. O acervo é dinâmico e e estará sempre incorporando novos itens. Os interessados em colaborar e enviar sugestões podem entrar em contato com a SBPC/ML pelo e-mail imprensa@sbpc.org.br.

O endereço do museu é www.sbpc.org.br/museu.

Foto: Fernando Esselim

Cobertura fotográfica no flickr
acesse www.flickr.com/sbpcml