Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Nova regulamentação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) entrará em vigor em 2021

Notícias

Nova regulamentação do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) entrará em vigor em 2021

O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) foi criado em 1998 pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Reconhecido por instituições e entidades nacionais e estrangeiras, como a International Society for Quality in Health Care Ltd, visa propor melhorias na qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios por meio da educação continuada e do atendimento aos requisitos da Norma PALC.

Diante de várias mudanças ocorridas nos últimos anos, a SBPC/ML anunciou, na última sexta-feira, 13 de novembro, durante a XI Reunião Anual dos Auditores Externos PALC, o lançamento da nova Versão da Norma PALC (2021).

Atualmente, 180 laboratórios clínicos de 21 estados e do Distrito Federal possuem acreditação no programa. Estima-se que, no ano passado, eles tenham realizado cerca de 1,7 bilhões de exames no Brasil. Essa atualização trará melhorias significativas para todo o sistema que possui acreditação no programa.

A Norma PALC atualizada entrará em vigor em 2021, ocorrendo um período de transição com a Norma 2016. O Regulamento de Revisão e Transição da Norma PALC, REG-PALC-004 Rev05, já está disponível no site da SBPC/ML, e descreve claramente de que maneira o PALC fará essa transição. Assista à cerimônia de lançamento no canal da SBPC/ML no Youtube https://www.youtube.com/user/sbpcml/videos e acesse o documento na íntegra na Biblioteca Digital da entidade, pelo link http://www.bibliotecasbpc.org.br/?P=4&C=42&ID=2171#2171.

Publicado em 18/11/2020.