Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Plano de ação da vigilância sanitária em resistência aos antimicrobianos

Notícias

Plano de ação da vigilância sanitária em resistência aos antimicrobianos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos.

Segundo a Anvisa, o documento, “que demarca o papel da da vigilância sanitária nos esforços brasileiros de enfrentamento da resistência aos antimicrobianos, norteará  a atuação da Agência frente a esse urgente desafio de saúde pública”. Ele contém estratégias de diferentes campos da vigilância sanitária, como alimentos, serviços de saúde e laboratórios, dentre outros.

De acordo com a Agência, o documento segue recomendações da Organização Mundial de Saúde e contém um plano estratégico e um operacional. O primeiro reflete o papel da vigilância sanitária no alcance do objetivo principal do Plano de Ação Global, que é o de tratar e prevenir doenças infecciosas com medicamentos eficazes e de qualidade, utilizados de forma responsável e acessíveis a todos que deles necessitem.

O plano operacional  relaciona as atividades secundárias a serem implementadas dentro do que foi estabelecido no plano estratégico, contém informações detalhadas , especificando os resultados esperados, a quantidade ou a frequência da execução, os prazos, os responsáveis pela execução, os atores envolvidos, os custos estimados e as fontes de financiáveis.

O Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos pode ser baixado aqui e também está disponível na Biblioteca Digital SBPC/ML, seção “Legislação & Normas”, página Anvisa, com acesso livre.

Fonte: Anvisa

Publicado em 14/11/2018