Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Prazo para as inscrições do curso EAD ‘Atualizações do BrCAST’ é até o dia 31 de março

Notícias

Prazo para as inscrições do curso EAD ‘Atualizações do BrCAST’ é até o dia 31 de março

As inscrições para o curso EAD ‘Atualizações do BrCAST’ podem ser feitas até o dia 31/3 pelo link http://ead.sbpc.org.br/ . 

O curso online, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), será realizado no dia 7 de abril de 2021, das 9h às 23h30, e as aulas serão ministradas pelos Drs. André Mario Doi e Marinês Dalla Valle Martino.

Missão e Objetivo

O BrCAST é um comitê designado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Microbiologia.

O BrCAST tem como principais objetivos:

– Determinar e rever periodicamente pontos de corte para interpretação dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos para uso clínico e com finalidade epidemiológica, e propor à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a sua implementação nos laboratórios clínicos em todo o Brasil.

– Liderar e promover o desenvolvimento e padronização dos testes de sensibilidade antimicrobiana in vitro no Brasil.

– Liderar e promover o desenvolvimento da garantia e controle da qualidade em testes de sensibilidade antimicrobiana in vitro.

– Liderar e promover a educação e treinamento em testes de sensibilidade antimicrobiana.

– Buscar o reconhecimento da ANVISA como parte essencial do processo de determinação de critérios interpretativos para testes de sensibilidade in vitro para licenciamento de novos antimicrobianos e daqueles atualmente em uso no Brasil.

– Representar o Brasil nas instituições que atuem ativamente na padronização de teses de sensibilidade aos antimicrobianos.

– Buscar um consenso internacional e/ou harmonização com o European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (EUCAST) e o Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI).

 

Publicado em 19/03/2021