Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Presidente e vice da SBPC/ML representam a entidade durante o 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

Notícias

Presidente e vice da SBPC/ML representam a entidade durante o 47º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

O Dr. Alvaro Pulchinelli falou sobre o Programa de Validação dos Testes de Covid-19, coordenado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), que já avaliou mais de 15 mil testes e foram chegadas a várias conclusões, dentre as quais, destaca-se que, o melhor tipo de ensaio sorológico é aquele que testa simultaneamente os anticorpos tipo IgM e IgG (anticorpos totais). A sensibilidade desse tipo de teste, de modo geral, teve seu melhor desempenho a partir da terceira semana de infecção.

Outro ponto é que a SBPC/ML e a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), junto com as empresas apoiadoras, a partir desse programa, elaborou uma proposta da aprovação dos testes de antígeno para a covid 19 e conseguiu a aprovação junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

E o terceiro é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisava analisar a estabilidade dos testes ficaram armazenados pelo período de um ano. Assim, a agência editou a RDC nº 445/2020. A partir de sua publicação, que consta que programas como este poderiam fazer a avaliação do material, algumas empresas solicitaram o procedimento para 4.500 amostras.

O evento ainda teve um painel sobre Resistência Antimicrobiana (RAM) – Testando para salvar vidas e assegurar mais saúde. Segundo o presidente da SBPC/ML, os laboratórios são parceiros de grande importância na identificação das bactérias e nos testes de sensibilidade aos antimicrobianos, auxiliando na conduta médica terapêutica adequada. Isso vai ao encontro do que se tem definido como o BrCAST, o padrão de avaliação de resistência bacteriana voltada para o nosso meio. E é fundamental entender como as bactérias reagem aos antibióticos e testamos nos laboratórios para que oriente com maior propriedade o médico que o está receitando.

Publicado em 30/06/2022