Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Programa de Indicadores cruza o Atlântico

Notícias

Programa de Indicadores cruza o Atlântico

Nos dias 22 e 23 de junho, a SBPC/ML e a Controllab, em parceria com o Accreditation Pathways Institute, realizaram, em Lisboa, o Workshop de Indicadores Laboratoriais. Esta é mais uma da ações de expansão do Programa de Indicadores Laboratoriais da Qualidade.

Organizadores e palestrantes

O evento reuniu mais de 30 representantes de laboratórios públicos e privados de Portugal e recebeu o apoio da Shift, Sociedade Portuguesa de Qualidade em Saúde (SPQS), Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica (SPPC) e Ordem dos Médicos de Portugal.

A programação abordou conceitos sobre a medição de desempenho com indicadores, benchmarking laboratorial, apresentação do Programa de Indicadores Laboratoriais SBPC/ML-Controllab – incluiu os resultados da harmonização internacional realizada em 2016/2017 – e tecnologia da informação em laboratórios clínicos. No final, houve trabalhos em grupo de estudo de aplicação e interpretação dos indicadores, com medidas corretivas e preventivas.

“O tema do workshop foi muito bem recebido. Embora eles estejam atualizados em relação às iniciativas na área da patologia clínica, não há um programa estruturado em Portugal sobre indicadores laboratoriais”, conta o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik.

Ele acrescenta que o workshop deve resultar na adesão de laboratórios portugueses ao Programa da SBPC/ML-Controllab, que também conta com a participação de laboratórios de países da América Latina.

“Podemos perceber o quanto estamos alinhados na forma de pensar nos processos laboratoriais, principalmente em relação ao gerenciamento e aos resultados que consideramos ideais, quando comparamos com o mercado”, avalia o gestor de Serviços da Controllab, Rafael Lopes.

“Apoiar a realização do workshop em Lisboa permitiu conectar e aproximar alguns dos principais players do mercado brasileiro com os mais conceituados de um país tão próximo ao nosso, como Portugal. Apoiar a expansão do Programa de Indicadores SBPC/ML-Controllab significa também cumprir com a nossa missão e entender nosso papel no ecossistema de saúde”, destaca o presidente da Shift, Marcelo Lorencin.

 

Foto: divulgação

 

Publicado em 28/06/2018