Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias “Proteômica e metabolômica” é tema se palestra do 2º Congresso Virtual da SBPC/ML

Notícias

“Proteômica e metabolômica” é tema se palestra do 2º Congresso Virtual da SBPC/ML

Na noite de ontem (8/9), o Dr. Ismael Dale Cotrim Guerreiro da Silva deu uma aula aos participantes do 2º Congresso Virtual da SBPC/ML sobre “Proteômica e Metabolômica”. O especialista explicou que quando estudamos genômica, analisamos o que pode acontecer, ou o que queremos predizer sobre uma doença.

A proteômica relaciona-se com algo que faz acontecer, ou seja, são as proteínas fazendo acontecer. A metabolômica é a mensuração do que de fato aconteceu, ou seja, estamos mensurando o fenótipo. Hoje se faz a fenotipagem bioquímica das pessoas.

Ele mencionou sobre a existência, hoje, de bases da literatura no quesito mensuração. Isso quer dizer, por exemplo, que quando é medida a alanina já existe uma equivalência na literatura quanto aos valores aceitáveis. É como se fosse dosar a hemoglobina: essa mensuração usa plasma, soro, tecido cultivo celular, mas no dia a dia o mais usado é o plasma ou soro. 

Coloca-se as amostras na máquina, pulsiona uma energia forte a laser, ioniza as moléculas presentes nas gotas de plasma de modo que sai de um polo a outro, voando ao polo detector. “Isso leva um tempo e cada molécula analisada tem um período de voo, de acordo com os fragmentos gerados, e uma intensidade de batida no detector. Assim, nesse tempo, os fragmentos das moléculas analisadas poderão ser mensurados”, explica.

Sobre a espectrometria de massa, o Dr. Ismael disse que é uma balança que mede com precisão o “peso” dos íons de determinada substância. Essa abordagem é usada no mundo todo e acerca da fenotipagem bioquímica, ele exemplifica com o teste do pezinho, realizado milhões de vezes atualmente.

 

#2ºCVSBPCML

Publicado em 11/09/2021