Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias do Congresso Representantes de agência da ONU se reúnem na SBPC/ML

Notícias do Congresso

Representantes de agência da ONU se reúnem na SBPC/ML

A SBPC/ML vai sediar o primeiro encontro de coordenação do Projeto Arcal, da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento será entre os dias 23 e 27 de janeiro, na sede da Sociedade, no Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto é construir uma rede de laboratórios de biologia molecular na América Latina para o diagnóstico de doenças  transmitidas por vetores: Chagas, leishmaniose, dengue e malária. Todos os países receberão financiamento para o projeto, exceto o Brasil, que entrará como doador de conhecimento e tecnologia.

"A parte técnica do projeto é gerenciada pela Divisão de Saúde Humana da IAEA, mais especificamente a Seção de Medicina Nuclear", explica o diretor de Comunicação da SBPC/ML, dr. Octavio Fernandes. Nos próximos anos, esse encontro deverá ocorrer em outros países.

Sigla de Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e Tecnologia Nucleares na América Latina e Caribe, o projeto Arcal incentiva a transferência de tecnologia nuclear pacífica entre os países dessas regiões. O Brasil é membro fundador da AIEA, organismo internacional independente afiliado à ONU, fundado em 1957, com sede em Viena (Áustria), que reúne 125 países membros.