Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Resistência a antimicrobianos

Notícias

Resistência a antimicrobianos

Publicado Plano Estratégico pelo Ministério da Saúde

A resistência aos antimicrobianos é um dos maiores desafios para a saúde pública, com importante impacto na saúde humana e animal.

A fim de prevenir e controlar a resistência aos antimicrobianos (AMR), o tema está sendo tratado no contexto mundial e nacional respeitando-se a abordagem de Saúde Única, o que requer o trabalho em conjunto da saúde humana, animal e ambiental.

A elaboração do Plano Estratégico do PAN-BR contou com a participação de vários atores: Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de outros Ministérios.

No documento publicado, é apresentado o Plano Estratégico do PAN-BR (formato executivo), que contém 14 Objetivos Principais, 33 Intervenções Estratégicas e 75 Atividades, alinhados aos 5 Objetivos Estratégicos do Plano de Ação Global.

O objetivo geral dos planos de ação é garantir que se mantenha a capacidade de tratar e prevenir doenças infecciosas com medicamentos seguros e eficazes, que sejam de qualidade assegurada e que sejam utilizados de forma responsável e acessível a todos que deles necessitem.

Baixe o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Âmbito da Saúde Única – 2018-2022, em formato pdf na Biblioteca Digital da SBPC/ML.