Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias do Congresso Reunião na SBPC/ML discute CBHPM

Notícias do Congresso

Reunião na SBPC/ML discute CBHPM

O impacto da implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) nos diversos estados do Brasil foi o tema de uma reunião no dia 1º, na sede da SBPC/ML, no Rio de Janeiro. O encontro foi coordenado pelo diretor de Defesa de Classe, Paulo Azevedo, que formou um grupo de estudos para analisar o assunto.

 Também participaram da reunião o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, os presidentes regionais do Rio Grande do Sul, Rubens Hemb, e da Paraíba, Fábio Rocha, e a ex-presidente da SBPC/ML e membro do Conselho Fiscal, Marilene Melo.    

O presidente da SBPC/ML explica a importância da reunião: "Os contratantes de serviços laboratoriais têm falado com freqüência sobre o grande impacto econômico provocado pela implantação da CBHPM. Os números apresentados variam com o pagador. No entanto, sabemos que os gastos com serviços laboratoriais representam menos de 10% das despesas das operadoras de planos de saúde."

Wilson Shcolnik diz que já existem dados de alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Assim que terminar essa análise, será marcada uma reunião com a Associação Médica Brasileira. "Também estão sendo estudados os exames considerados deficitários", acrescenta o presidente da SBPC/ML.

Ele destaca a importância dos laboratórios colaborarem, enviando dados sobre o impacto da CBHPM em sua sua região. As informações devem ser enviadas para o e-mail imprensa@sbpc.org.br.

Foto: Roberto Duarte