Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Reynaldo Gianecchini apoia a campanha #ImportantePrevenir

Notícias

Reynaldo Gianecchini apoia a campanha #ImportantePrevenir

Com os resultados obtidos na sua primeira pesquisa e preocupada com a importância da realização de exames laboratoriais na prevenção de doenças, a SBPC/ML lança a campanha #ImportantePrevenir. O objetivo é alertar a população da importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce e prevenção de diversas doenças.

Segundo o diretor de comunicação da SBPC/ML, Carlos Aita, o conceito do layout e design foram pensados como uma simbologia para englobar em uma única campanha de prevenção os mais variados tipos de doenças, agregando à lista de movimentos globais já consagrados como o outubro Rosa e novembro Azul. “Temos o compromisso de orientar especialistas para o uso racional e não recomendamos aos pacientes a ‘auto-prescrição’ de exames”.

 

Para promover a campanha foram convidados formadores de opinião que tiveram sucesso em seu tratamento graças ao diagnóstico precoce, como é o caso do ator Reynaldo Gianecchini.

“Os exames laboratoriais não devem ter o mesmo rumo que as vacinas, que deixaram de ser ação preventiva e passaram a ser ação emergencial. Queremos contribuir para que o sistema de assistência à saúde esteja preparado para promover a prevenção e saúde da população e não só para tratar doenças”, completa Carlos Aita.

Ele lembra ainda que, desde o ano passado, a SBPC/ML aderiu ao Choosing Wisely, iniciativa criada pela American Board of Internal Medicine (ABIM), cujo objetivo é ampliar a percepção dos profissionais da saúde para a importância do uso adequado, consciente e sem excessos de recursos da área e vai ao encontro do conceito Less is more ou menos é mais. “Hoje a sociedade já tem uma lista de recomendações, condutas que não devem ser indiscriminadamente adotadas, fazendo com que os especialistas reflitam sobre os procedimentos da nossa atividade”, reforça o diretor.

Acompanhe os perfis oficiais da campanha #ImportantePrevenir nas redes sociais:

Facebook: /ImportantePrevenir

Instagram: @ImportantePrevenir

Twitter: @ImportantePrev