Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias SBPC/ML anuncia os vencedores da quarta edição do “Concurso de Aulas para Acadêmicos”

Notícias

SBPC/ML anuncia os vencedores da quarta edição do “Concurso de Aulas para Acadêmicos”

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina laboratorial (SBPC/ML) anunciou os três vencedores da 4ª edição do “Concurso de Aulas para Acadêmicos”, durante o 2° Congresso Virtual da sociedade, na tarde do dia 10 de setembro. Os ganhadores foram contemplados com um “SmartWatch”, com anuidade gratuita da entidade para o ano de 2022 e a inscrição para o 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, que será realizado de 3 a 7 de outubro de 2022, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis (SC).

O diretor de ensino da SBPC/ML e coordenador da Comissão Científica do 2º Congresso Virtual da SBPC/ML, o Dr. Leonardo Vasconcellos, abriu a apresentação falando sobre o intuito do concurso, que reforça a importância dos exames de laboratório aos alunos de medicina, além de divulgar as ações da entidade.

Os vencedores foram os estudantes de medicina: Giovanna Bolini Brazão (Centro Universitário do Estado do Pará), César Quadros Mais (Universidade Federal de São João del-Rei) e Izabela Casarim Pacheco (Universidade Federal de Juiz de Fora).

A aluna da CESUPA, que está no 8º período, fez uma apresentação sobre “Pandemia vs. Realização consciente e adequada dos exames de covid-19”. Durante sua fala, Giovanna trouxe uma abordagem geral sobre os exames de covid-19, focando no “teste rápido” e sua comercialização inadequada e realização inconsciente de testagem.

Por sua vez, o estudante do 8º período da UFSJ ministrou sobre o “Diagnóstico laboratorial das infecções fúngicas invasivas nos pacientes com covid-19”, onde falou sobre a importância da qualidade da amostra biológica que vai ser submetida à análise e os cuidados na hora de transporte, armazenamento e procedimento.

Por fim, a universitária do 6º período da UFJF-GV, contou sobre “Aspectos clínico-laboratoriais das dislipidemias”. Nessa exibição, o assunto contemplou explicações sobre os conceitos da bioquímica da fração lipídica e os impactos e aspectos clínicos doenças dislipidêmicas.

 

#2ºCVSBPCML

Publicado em 11/09/2021