Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias SBPC/ML, CBDL e laboratórios na campanha do Dia Mundial do Rim

Notícias

SBPC/ML, CBDL e laboratórios na campanha do Dia Mundial do Rim

A partir desta semana e durante os  próximos dias  laboratórios que atuam em todos os estados do Brasil estão distribuindo folhetos às clientes em suas unidades de atendimento com o objetivo de conscientizar o público feminino sobre a importância de cuidar dos rins. A iniciativa é parte da campanha do Dia Mundial do Rim, que este ano coincide com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. A distribuição também é feita por mala direta e whatsapp.

Com apoio da SBPC/ML, da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), de Abbott, Roche e Siemens e dos laboratórios que participam, a campanha “Saúde da Mulher – Cuide dos seus Rins” é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O objetivo é alertar para fatores de risco — sobrepeso, hipertensão, diabetes mellitus, casos de Doença Renal Crônica na família, tabagismo, idade acima de 60 anos e doença cardiovascular — e, se a cliente enquadra-se em pelo menos um desses fatores, recomenda-se que ela procure um médico para este solicitar dosagem de creatinina no sangue e exame de urina.

A coincidência de datas entre o Dia Mundial do Rim e a o Dia Internacional da Mulher criou a oportunidade para instituições convidarem palestrantes para falar sobre a saúde da mulher.

A presidente Regional da SBPC/ML no Rio Grande do Norte, Kaline Nogueira de Lucena Fonseca, apresentou uma palestra na Assembleia Legislativa de seu estado sobre o tema “A mulher e a doença renal com foco na prevenção”. Durante o evento foram distribuídos folhetos da campanha do rim.

Na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), na capital de São Paulo, a ex-presidente da SBPC/ML e da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM) Marilene Melo falou sobre a diferença de gêneros na saúde.

Uso racional dos exames
A campanha do Dia Mundial do Rim é a primeira de uma série que a SBPC/ML realiza este ano, com apoio da CBDL e parceria com outras Sociedades de Especialidades Médicas, com a finalidade de destacar o uso consciente dos exames laboratoriais e do diagnóstico precoce — uma das mais importantes ferramentas de rápido acesso a terapias eficazes.

“Há estudos consistentes que revelam que a subutilização de exames laboratoriais é mais prevalente que a superutilização, e que os gastos com esses exames representam menos que 3% dos gastos totais em saúde. Pesquisa da Shift, com apoio da Sociedade, realizada com diversos laboratórios aponta que apenas 5,4% dos resultados não são acessados pelos pacientes, comprovando uma otimização dos recursos pouco vista no setor de Saúde e quebrando o  mito da superutilização de exames”,  afirma o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik.

Ele acrescenta que, por isso, a SBPC/ML quer discutir o uso racional de exames e valorizar a importância da medicina preventiva para melhorar a qualidade de vida e oferecer mais chances de sucesso nos tratamento das doenças. “Nada melhor que fazer isso junto às Sociedades de Especialidade”, diz o patologista clínico.

Segundo o presidente Executivo da CBDL, Carlos Eduardo Gouvêa,  “70% das decisões médicas são baseadas nos resultados dos exames. É com base neles que esses profissionais chegam a um diagnóstico rápido e preciso e podem prescrever os melhores tratamentos para os pacientes”.

Para os dirigentes da SBPC/ML e CBDL, as campanhas demonstram, ainda, a preocupação das entidades em manter a sustentabilidade dos sistemas público e privado de saúde no país, já que estimulam a prevenção de doenças.

 

Fontes: SBN e Advice Comunicação Corporativa

Publicado em 07/03/2018