Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias SBPC/ML faz um balanço do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML)

Notícias

SBPC/ML faz um balanço do Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML)

O Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (JBPML), (ISSN 1676-2444), é uma publicação contínua e oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Como o próprio nome sugere, divulga artigos e matérias de âmbito laboratorial.

Em 2020, o escopo da revista passou por mudanças, está mais moderno. A SBPC/ML, desde então, passa a ser a única entidade médica responsável por toda a parte editorial. O Dr. Adagmar Andriolo continua como editor-chefe e agora sua equipe conta com quatro editores, sendo eles os Drs. Silvana Maria Eloi Santos, Leonardo de Souza Vasconcellos, Maria Elizabete Mendes e Marinês Dalla Valle Martino. A comissão editorial, por sua vez, é formada por profissionais nacionais e internacionais de medicina diagnóstica. 

“O JBPML possui sete seções: “Artigos originais”, “Comunicações breves”, “Artigos de revisão”, “Relatos de caso”, “Cartas aos editores”, “Artigos de atualização” e a nova “Arte na ciência”, explica o Dr. Andriolo. Sobre esta última, o médico explica que “são aceitas manifestações artísticas relacionadas à ciência, como textos literários, poemas, fotografias, quadros e figuras, entre outros.

De acordo com o Dr. Leonardo Vasconcellos, “no ano que passou a equipe recebeu 105 artigos; desses, 60 foram publicados. “Em virtude da grande quantidade de material divulgado no primeiro semestre, a quota de publicação anual foi atingida, sendo necessária a suspensão de novas submissões para o segundo período do ano, com exceção dos artigos relacionados à COVID-19. Para 2021, serão feitas adequações para a expansão de possibilidades de mais materiais tão importantes para a nossa classe”, finaliza.

O JBPML possui indexação no LILACS, Periódica e no Chemical Abstracts e integra a base de dados SciELO. Confira todas as novidades acessando o linkhttp://www.jbpml.org.br .

 

Publicado em 18/03/2021