Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias SBPC/ML inicia processo de revisão da norma PALC e abre canal para sugestões

Notícias

SBPC/ML inicia processo de revisão da norma PALC e abre canal para sugestões

A SBPC/ML iniciou o processo para revisão e atualização da norma do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos – PALC. O documento é atualizado a cada três anos e até o dia 11 de outubro de 2019 a entidade receberá, através de um formulário online, sugestões de melhorias dos especialistas e profissionais atuantes no setor de medicina laboratorial.

Segundo o Diretor de Acreditação e Qualidade da SBPC/ML, Guilherme Ferreira Oliveira, a previsão é de que a nova norma seja lançada em 2020, durante o Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e comece a ser aplicada nos laboratórios a partir de 2021. “A revisão e atualização da norma é o grande diferencial do PALC. Serão analisadas as principais normas internacionais e nacionais de qualidade e segurança, juntamente com as legislações pertinentes, para propor a implementação de melhorias e otimizações no programa”, afirma.

Todos os formulários enviados serão analisados, bem como todas as pesquisas de satisfação realizadas junto aos laboratórios já acreditados pelo PALC. Serão avaliadas a relevância e a aplicabilidade das contribuições.

“A atualização da norma PALC com a contribuição dos profissionais da área é fundamental para expandir a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios de análises clínicas do Brasil e a segurança do paciente”, afirma Wilson Shcolnik, presidente da SBPC/ML.

Para preencher o formulário de consulta pública sobre a revisão da norma PALC, clique aqui.