Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias do Congresso Simpósio de nefrologia tem bons resultados

Notícias do Congresso

Simpósio de nefrologia tem bons resultados

Foi considerado um sucesso o "Simpósio integrado de atualização em Nefrologia e Medicina Laboratorial", realizado no dia 12 de maio, em São Paulo. Participaram cerca de 140 pessoas, entre médicos patologistas clínicos e nefrologistas. Na abertura, o presidente da SBPC/ML Wilson Shcolnik falou sobre a importância do evento e do trabalho em conjunto das duas sociedades médicas.

 
O presidente da SBPC/ML falou sobre
a importância do trabalho em conjunto
das duas sociedades médicas
   
Na platéia havia cerca de 140 pessoas,
entre médicos nefrologistas e
patologistas clínicos

   
Devido ao bom resultado, a SBPC/ML e a Sociedade Brasileira de Nefrologia pretendem apresentar um evento semelhante no Rio de Janeiro, em data a ser marcada.

Na primeira palestra, Aparecido Bernardo Pereira, da Unifesp e do laboratório Fleury, falou sobre "Avaliação da função renal através do ritmo de filtração glomerular". O tema "Avaliação das hematúrias" foi discutido em dois tópicos. Maria Almeida Alves, da Unicamp, falou sobre a visão clínica, enquanto Paula Bottini, da mesma universidade, mostrou o ponto de vista laboratorial.

Gianna Mastroianni Kirsztajn, da Unifesp, e Maria Helena Vaisbich, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, apresentaram a palestra "Validade da amostra única para dosagem urinária". Em seguida, foi a vez de Silvia Moreira, do Hospital do Rim, da Unifesp, falar sobre "Experiência prática de um laboratório especializado em nefrologia".

"Acreditação laboratorial: uma ferramertna poderosa para os clínicos" foi o tema da apresentação de Ulysses de Olivera e Carlos Alberto Ballarati, ambos da SBPC/ML. Depois, Adagmar Andriolo, da Unifesp e laboratório Fleury, falou sobre "Automação em uroanálise: visão atual".

A última palestra foi apresentada por Gianna Kirsztajn, com o tema "Progressão e prevenção da doença renal crônica".

A realização do simpósio teve o apoio de Roche Diagnostics, Sysmex, Dade Behring, Sarstedt e Genzyme do Brasil.

Fotos: Lizimar Dahlke