Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias Telemedicina é regulamentada pelo CFM

Notícias

Telemedicina é regulamentada pelo CFM

Resolução deve ser publicada ainda esta semana

O Conselho Federal de Medicina divulgou nota informando que nesta semana irá publicar a Resolução nº 2.227/18 que prevê a liberação da prática da telemedicina, definido como “o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”.

Além da consulta, o documento rege normas para telediagnóstico, telecirurgia, teletriagem, teleorientação e telemonitoramento. A decisão passará a vigorar três meses após a sua publicação.

O texto assegura que em respeito ao sigilo médico, todos os atendimentos devem ser gravados e arquivados, com envio de um relatório ao paciente e só será divulgado com o devido conhecimento e autorização do paciente.

A SBPC/ML considera a publicação um avanço que vai revolucionar a atenção à saúde, mas aguarda decisões do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira que ainda discutirá alguns pontos da resolução.

Leia o texto da resolução na íntegra.

O CFM divulgou no dia 05 de fevereiro de 2019 uma nota direcionada aos médicos e à população em repúdio às críticas recebidas pelo Conselho sobre a regulamentação da telemedicina.

Leia a nota completa.