Notícias e Comunicação

Home Notícias e Comunicação Notícias do Congresso TISS: prazo para implantação aumenta 30 dias

Notícias do Congresso

TISS: prazo para implantação aumenta 30 dias

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou em 30 dias o prazo para os laboratórios clínicos implantarem o padrão TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar). Este sistema substitui por formulários eletrônicos as guias de papel utilizadas pelas operadoras de planos de saúde e prestadores de serviço.

A alteração foi determinada pela Resolução Normativa (RN) 127, da ANS, publicada no dia 11 de maio. Ela altera de 360 para 390 dias o prazo para os prestadores de serviço do grupo 2 (clínicas e serviços de diagnóstico) implantarem o TISS. Portanto, ao invés de outubro, o prazo termina em novembro deste ano.

A gerente de Padronização de Informações da ANS Jussara Macedo explica que a Resolução 127 modificou a redação dos artigos 3º e 5º da RN 114, que implantou o TISS. Estes artigos estabelecem o prazo para os prestadores de serviços de saúde.

"Inicialmente, o TISS não determinava que o lay out dos formulários eletrônicos deveria ser igual. Mas as operadoras alegaram que isso facilitaria o trabalho para todos, inclusive para os prestadores de serviço. Foi preciso, então, fazer uma nova rodada de negociações", diz Jussara.

Ela acrescenta que outro motivo para prorrogar o prazo foi a demora na implantação do Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (Copiss), onde são discutidas as alterações e o aperfeiçoamento do padrão TISS.

As informações sobre o TISS estão disponíveis no site da ANS (www.ans.gov.br). O texto da RN 127, que alterou ou prazo, pode ser lido a partir da página "Legislação e textos técnicos" do site da SBPC/ML ou diretamente em http://www.ans.gov.br/portal/site/legislacao/legislacao_integra.asp?id=857&id_original=0