Programas da Qualidade

Home Programas da Qualidade Ensaio de Proficiência

Controle de Qualidade

Ensaio de Proficiência

O Ensaio de Proficiência é um programa de comparação interlaboratorial de resultados de análises qualitativas e quantitativas, aberto a todos os laboratórios da América Latina. É considerado uma ferramenta extremamente importante para a gestão do desempenho do laboratório em relação aos seus processos analíticos (equipamentos, reagentes, operadores técnicos, calibradores, controles etc), o que possibilita maior segurança e confiabilidade para laudos liberados.

Através desse Programa, os laboratórios podem comparar seus resultados de modo a garantir a concordância de laudos do mesmo paciente em diferentes regiões do país.

O laboratório não deve entender a participação em um programa de proficiência como uma exigência legal, mas como elemento fundamental no processo de melhoria contínua.

História do Programa
O Ensaio de Proficiência da SBPC/ML foi criado em 1977, através de uma parceria entre a SBPC/ML e empresa ControlLab. A proposta era criar um programa de Controle Externo da Qualidade primeiramente para a Bioquímica que atestasse a proficiência dos laboratórios clínicos para os exames realizados.

Inicialmente denominado Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM), foi lançado 11º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, realizado em 1977, na cidade do Guarujá (SP), e contou com a adesão de 90 laboratórios e médicos patologistas clínicos. A ControlLab realizou modificações no programa ao longo do tempo.
Em 1999 foi reestruturada paralelamente a modernização dos processos da ControlLab, baseada na ISO guia 43 (atual ISO 17043) e em padrões internacionais consolidados e adaptados à realidade Brasileira. A partir daí, os serviços são constantemente aprimorados, seguindo diretrizes mundiais e as necessidades do mercado nacional.

A seguir, foi adotada uma nova nomenclatura para o programa, que passou a se chamar Proficiência em Ensaios Laboratoriais e, posteriormente, Ensaios de Proficiência.

Em busca da melhoria contínua, em 2001, a ControlLab obteve o reconhecimento dos produtos e serviços através do selo REBLAS, certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para provedores de ensaio de proficiência.

Em 2003, a Control-Lab foi certificada pela ISO 9001 através das empresas BVQI-Inmetro e BVQI-UKAS.

O programa sofreu novas modificações em 2004, o que possibilitou aos laboratórios adequarem a participação de acordo com as necessidades de cada um em relação aos exames que realiza. Desta forma, o PELM pode ser assinado conforme o perfil do laboratório.

Hoje, a ControlLab é acreditada pelo Inmetro como provedor de ensaio de proficiência. Atualmente, é a única empresa de grande porte acreditada para ensaios clínicos e de hemoterapia. É um processo novo e de grande credibilidade. Tem como base requisitos internacionais (ILAC G13: 2007 e ISO 17043), e só foi possível conquistá-lo porque a ControlLab já desenvolve suas atividades com base nessas normas e nas práticas internacionais mais atuais relacionadas.

 

Para mais informações sobre o Programa, entre em contato com a ControlLab:
http://www.controllab.com.br/#clinico
atendimento@controllab.com.br
Tel. (21) 3891-9900