O Dr. Alvaro Pulchinelli, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), e o diretor de Relações Institucionais da entidade, o Dr. Wilson Shcolnik, estiveram presentes, no dia 3 de fevereiro, no Espaço JK, em São Paulo, na cerimônia de posse da nova diretoria do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), biênio 2023-2024. Na ocasião, eles foram recepcionados pela Dra. Cibele Carvalho, presidente eleita do CBR. Conheça os novos diretores acessando: https://cbr.org.br/empossada-nova-diretoria-do-cbr-para-o-bienio-2023-2024/ .

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde publicou a realização da Consulta Pública SCTIE/MS n° 2, de 19 de janeiro de 2023, relativa à proposta de ampliação de uso do procedimento de dosagem de peptídeos natriuréticos tipo B (BNP e NT-ProBNP) para pacientes de 18 a 44 anos com insuficiência cardíaca.

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) iniciou o processo para revisão e atualização da norma do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC). O documento é atualizado a cada 4 anos e a primeira etapa é receber contribuições e sugestões de melhorias de especialistas e profissionais atuantes no setor de Medicina Laboratorial. As contribuições serão recebidas até o dia 15/05/2023, por meio de formulário “on line”.

Sempre engajada em assuntos relativos à educação no âmbito da Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) está apoiando a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) na promoção de nove cursos. Para conhecer cada um deles, saber os detalhes sobre os prazos de inscrições e datas das aulas, basta acessar os links abaixo:

Estão abertas, até o dia 27 de setembro, as vagas para participar do curso de Ensino à Distância (EAD) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) “Melhores práticas: controle qualidade nos exames de Hematologia”. As aulas serão realizadas no dia 4 de outubro, e a gravação da transmissão ficará disponível, neste mesmo dia, das 9h às 23h30. O Dr. Felipe Magalhães Furtado, coordenador de Hematologia do Sabin Medicina Diagnóstica de Brasília fará a apresentação das aulas. É importante ressaltar que o certificado de conclusão do curso estará na área restrita do inscrito. Mais informações em: https://adm.sbpc.org.br/AreaAssociados/EventosPro/EventoProDetalhe/index/2917 .

No dia 16 de agosto, a Dra. Marjorie Paris Colombini, médica patologista clínica da área laboratorial de Hematologia e Coagulação da DASA Medicina Diagnóstica, ministrará o curso de Ensino à Distância (EAD) “Melhores práticas: controle qualidade nos exames de Coagulação”. As inscrições estão abertas até 9/8, pelo link https://adm.sbpc.org.br/AreaAssociados/EventosPro/EventoProDetalhe/index/2911 . A gravação ficará disponível no dia da transmissão das 9h às 23h30, e o certificado de conclusão do curso estará disponível na área restrita do inscrito.