O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), promovido pela SBPC/ML desde 1988, é referência internacional no segmento de Medicina Laboratorial, e é acreditado pela ISQua. Dois representantes do Programa, sob a liderança do diretor de Relações Institucionais, Dr. Wilson Shcolnik, participaram de importantes reuniões de grupos de trabalho da The International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC) no congresso Worldlab/Euromedlab, realizado em Roma, entre 21-25 de maio de 2023. São eles os membros da Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC), Dr. Fernando Berlitz e Dra. Luisane Vieira.

Dr. Fernando Berlitz participou da reunião do Working Group da IFCC - Laboratory Errors and Patient Safety (WG-LEPS; Erros Laboratoriais e Segurança do Paciente), do qual a SBPC/ML faz parte.  De acordo com ele, o grupo estimula estudos sobre erros laboratoriais e indicadores da qualidade relacionados, recomendando estratégias para ampliar a segurança dos pacientes na prestação de serviços e cuidados em saúde. 

“Dentro desse contexto, o nosso Programa de Benchmarking de Indicadores Laboratoriais, fruto de uma parceria entre a SBPC/ML e Controllab desde 2006, é considerado referência de sucesso como plataforma que permite aos laboratórios de 14 países compartilhar seus resultados de indicadores de desempenho”. 

Na reunião desse grupo durante o congresso, Dr. Wilson Shcolnik e Dr. Fernando Berlitz apresentaram o status atual do programa e as novidades disponibilizadas aos participantes, entre estas a integração automatizada de dados via sistemas de LIS. Nesse grupo a SBPC/ML e a Controllab se unem a outros profissionais de referência, representando entidades de diversos países do mundo. 

O Dr. Wilson, pela SBPC/ML, impulsiona essa temática dos erros laboratoriais e indicadores de desempenho, atuando como embaixador do programa de benchmarking de indicadores há quase duas décadas. O Dr. Fernando Berlitz, membro da CALC na SBPC/ML, atua como gestor do Programa de Indicadores na Controllab, conduzindo as estratégias de expansão e melhoria contínua desse programa de relevância internacional. 

O grupo de trabalho da IFCC é liderado pelo Dr. Mário Plebani, uma referência internacional nesse tema. Na presente reunião durante o congresso, foram discutidas novas estratégias e ações dentro do escopo previsto para esse grupo e nas quais a SBPC/ML e Controllab terão papel essencial no desdobramento. A integração de dados automática é objetivo futuro dos outros países e somos benchmark no tema. 

“É um privilégio poder contribuir com a comunidade internacional, apresentando a nossa caminhada no tema de indicadores laboratoriais e apoiando a melhoria da segurança dos serviços laboratoriais aos pacientes”, complementa o Dr. Fernando Berlitz.

A Dra. Luisane Vieira participou durante o mesmo congresso da reunião de um grupo de trabalho denominado como “Força Tarefa para um Banco de Dados Global de Intervalos de Referência” ("Task Force on Global Reference Interval Database (TF-GRID)"), como representante da SBPC/ML. 

Um dos principais objetivos do grupo é associar competências e experiências para criar um banco de dados global de intervalos de referência, com objetivo de servir como base de referência para os laboratórios e comunidade científica, na definição dos intervalos referenciais de exames laboratoriais, que apoiam a intepretação de resultados pelos médicos. “Nós iremos elaborar um plano de trabalho e aproveito a oportunidade para solicitar aos que publicaram Intervalos de Referência estimados na população brasileira, que entrem em contato conosco”, reforça a Dra. Luisane Vieira.

A SBPC/ML, em alinhamento ao seu compromisso contínuo de contribuir para a melhoria dos serviços prestados em medicina laboratorial, com a participação ativa da sua diretoria e integrantes da comissão de acreditação do Programa PALC durante o congresso WorldLab/Euromedlab, reforça seu posicionamento de organização referência internacional no o segmento, sendo parceira da IFCC e EFLM na busca pela excelência das práticas nos laboratórios clínicos.