A SBPC/ML é uma associação de direito privado para fins não econômicos, fundada em 31 de Maio de 1944, denominada SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLINICA/MEDICINA LABORATORIAL e localizada no Rio de Janeiro - RJ. Temos como finalidades congregar Médicos, portadores do Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e Médicos de outras especialidades, regularmente inscritos nos seus respectivos Conselhos Regionais de Medicina, e pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, estejam ligados à Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e estimular sempre o engrandecimento da Especialidade dentro dos padrões ético-científicos.

Nossos associados são médicos patologistas clínicos e de outras especialidades, farmacêuticos-bioquímicos, biomédicos, biólogos, técnicos e outros profissionais de laboratórios clínicos, estudantes de nível universitário e nível médio. Também podem se associar laboratórios clínicos e empresas fabricantes e distribuidoras de equipamentos, produtos e serviços para laboratórios.

Os associados têm descontos e atendimento preferencial em congressos, jornadas, simpósios, workshops, seminários e cursos realizados pela SBPC/ML. Recebem gratuitamente publicações e têm acesso a áreas exclusivas na Biblioteca Digital, além de muitas outras vantagens que merecem ser conhecidas.

Visão

Ampliar o reconhecimento da Patologia Clínica/Medicina laboratorial como especialidade médica e sua relevância na assistência à saúde.

Missão

Disseminar o conhecimento clínico- laboratorial promovendo educação científica, desenvolvimentos tecnológico e regulatório, aproximando profissionais do setor para a melhor assistência ao paciente.

Política de Qualidade

Disseminar o conhecimento clínico-laboratorial, pautado no bem-estar do paciente, na ética e na transparência, ampliando o reconhecimento da patologia clínica/medicina laboratorial como especialidade médica e sua relevância na assistência à saúde.

Valores

Colaboração ● Qualidade ● Ética ● Bem-estar do paciente ● Respeito ● Sustentabilidade ● Conhecimento ● Transparência ● Inovação

The International Society for Quality in Health Care

A SBPC/ML é membro da ISQua (The International Society for Quality in Health Care), que  representa a mais importante organização de âmbito mundial que promove a melhoria da qualidade e a segurança na prestação de serviços em saúde.  

Além disso, a SBPC/ML, como organização acreditadora, por meio do seu Programa PALC, e a Norma PALC são acreditadas pela ISQUA EEA.