Image

Importante Prevenir

No dia 29 de maio de 2019, a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) realizou no Hotel Renaissance, em São Paulo, uma coletiva de imprensa para lançar a 1ª Pesquisa sobre exames laboratoriais da entidade. O estudo embasou a criação da campanha #ImportantePrevenir, que conta com o apoio do ator Reynaldo Gianecchini.

 A iniciativa de fazer a pesquisa surgiu da necessidade de rebater os depoimentos de diversas autoridades do setor que, naquele ano, constantemente insinuam o desperdício de exames não apresentam evidências.

Dados obtidos no estudo revelaram que 72% dos pacientes crônicos só descobriram a doença após o aparecimento de sintomas. Na ocasião, diretoria da SBPC/ML alertou que “quando o paciente apresentasse sintomas era sinal de que a patologia já estava instalada. Logo, a população não estava realizando exames clínicos e laboratoriais básicos como forma de prevenção, mas sim de diagnóstico”.

O objetivo da campanha #ImportantePrevenir é alertar a população sobre a importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce e prevenção de diversas doenças.

A diretora de comunicação da SBPC/ML, Annelise Correa Wengerkievicz Lopes, explica que o layout, design e conteúdo foram pensados para chamar a atenção das pessoas mediante uma única campanha de prevenção dos diversos tipos de doenças. Algo que salientamos sempre é a procura do paciente aos médicos especialistas na observação dos sintomas de várias doenças. O objetivo não é a automedicação, mas o diagnóstico precoce e maiores chances de cura de doenças potencialmente letais”. A médica ressalta, ainda, que diversas informações abordadas na campanha são embasadas pelo LAB TESTS ONLINE, canal científico voltado a especialistas e pacientes, produzido pela SBPC/ML por meio de uma parceria de tradução e revisão do original em inglês.

Acesse a página no Facebook e/ou acesse o perfil no Instagram: