O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza no dia 25/11, a partir das 9 horas, a campanha "24h pelo Diabetes", uma maratona multidisciplinar online para conscientização sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética. Trata-se de uma ação para alertar sobre essa doença que afeta milhões de pessoas, podendo causar cegueira se não forem tomados os cuidados necessários. 

A maratona virtual oferecerá conteúdo de qualidade para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento. A sensibilização envolverá palestras, debates, entrevistas e reportagens. 

Programação - Com a participação de representantes de diversas especialidades médicas, o "24h pelo Diabetes" oferecerá ao público conteúdo completo voltado à conscientização sobre a doença. Ao longo da programação, o público terá acesso a explicações sobre mitos e verdades relacionados à diabetes e poderá acompanhar debates sobre políticas públicas e direitos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Uma das metas é estimular entre os ouvintes a criação de novos hábitos de autocuidado que minimizem os efeitos da condição. Isso inclui desde orientações sobre saúde até dicas culinárias e sobre atividades esportivas. 

"Queremos proporcionar ao público uma verdadeira imersão em saúde e autocuidado. Para isso, contaremos com uma abordagem multidisciplinar, facilitando a compreensão da diabetes como uma condição que requer a incorporação de novos hábitos em diversos setores da vida do paciente, bem como a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo", explica Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO. 

Canal oficial - Todas as atividades da maratona serão transmitidas ao longo do dia no canal oficial do CBO no YouTube. No site do "24h pelo Diabetes" - edição 2023 , estão sendo atualizados ao longo de novembro diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos educativos, podcasts e depoimentos de celebridades em apoio à campanha. 

"Através da maratona online e dos atendimentos presenciais, vamos compartilhar informações vitais e oferecer apoio a quem mais precisa. Contamos com o seu engajamento nesta causa tão relevante. Juntos, podemos fazer a diferença, disseminando conhecimento, promovendo a prevenção e agilizando diagnósticos que podem salvar a visão de milhares de pessoas", ressalta Wilma Lelis, membro da atual diretoria do CBO e eleita presidente da gestão 2024-2025 da entidade.