A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) realizou, em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 16 de março de 2024, sua primeira Jornada de Patologia Clínica / Medicina Laboratorialreunindo diversos especialistas e médicos, biomédicos, farmacêuticos e outros profissionais que atuam em laboratórios clínicos, além de médicos residentes e alunos de graduação e pós-graduação da região.

As Jornadas da SBPC/ML visam disseminar conhecimento clínico-laboratorial e contribuem para melhoria contínua da assistência à saúde, seja do ponto de vista científico, tecnológico e regulatório, e reúne especialidades variados que atuam nos temas centrais da jornada, como: imunologia, bioquímica, biologia molecular, qualidade, microbiologia, hematologia e diagnóstico de Alzheimer

“Encontros como esses são muito importantes para qualificar os profissionais médicos no mercado de análises clínicas e alunos da graduação médica para se aprofundar no trabalho desenvolvido pela medicina laboratorial e seus avanços nos métodos de diagnóstico, bem como interpretar melhor os resultados. Ficamos muito satisfeitos com a adesão dos profissionais de Gramado e dos municípios da região e agradecemos todo o apoio dado pelo coordenador da Jornada, Dr. Carlos A. Mayora Aita”, afirma o presidente da SBPC/ML, Dr Alvaro Pulchinelli

“Vieram pessoas de Porto Alegre e o nível das palestras foi muito interessante. Aprendemos coisas novas e o impacto desse evento é realmente muito positivo para quem participou. Esperamos que mais alunos possam conhecer essa importante área da Medicina para que tenhamos mais médicos formados, nesse segmento que é cheio de oportunidades”, disse o palestrante Ricardo Machado  Xavier, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

“Uma das premissas da Sociedade é disseminar informação sobre medicina laboratorial. E organizar esse evento foi uma oportunidade excelente para isso. Escolhemos um local interessante, a cidade de Gramado, e contamos com a presença de um público bastante participativo e que assistiu palestras espetaculares, muito organizadas, de palestrantes do mais alto nível. Então a Sociedade conseguiu cumprir a sua missão e nós pretendemos voltar aqui no Sul para trazer mais eventos. Contamos com a colaboração e participação de todos para continuar junto com a nossa missão. Agradeço muito a todos que vieram e reforço que em breve estaremos aqui novamente”, reforçou o Dr. Carlos A. Mayora Aita.


Confira neste link as fotos da Jornada. 


E abaixo as palestras realizadas:


Mesa de Imunologia

Coordenador: Carlos A. Mayora Aita (PR)

Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide:  Aspectos clínicos - Palestrante: Ricardo Xavier (RS)

Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide:  Aspectos laboratoriais - Palestrante: Carlos A. Mayora Aita (PR)


Mesa de Bioquímica

Coordenadora: Luciana Franco 

Hipertrigliceridemias Graves - Diagnóstico clínico e casos de Síndrome da Quilomicronemia Familiar (SQF) - Palestrante -Bruno Giudice D'Avila(RS)

Hipertrigliceridemias Graves - Diagnóstico laboratorial e novas recomendações nos laudos - Palestrante: Marileia Scartezini 


Mesa de Biologia Molecular

Coordenador: André Doi - Panorama das infecções Respiratórias no Brasil - Palestrante: Vlademir Cantarelli (RS)

Atualidades no diagnóstico laboratorial da infecção por HIV - Palestrante:Carolina Lazari (SP)


Mesa de Qualidade

Coordenador:Guilherme Oliveira (DF) - Conferência PALC - Palestrante: Guilherme Oliveira  Gestão estratégica de Indicadores no Laboratório Clínico - Palestrante: Fernando Berlitz (RS)


Mesa de Microbiologia

Coordenadora: Cássia Zoccoli (SC) - Laboratório de Microbiologia e Programas de Stewardship - Palestrante: Cássia Zoccoli (SC) - O papel do microbiologista no século XXI ou A atuação do especialista em microbiologia no século XXI - Palestrante: Lisiane Rocha Balzan (RS) 


Mesa Hematologia

Coordenadora: Annelise Correa Wengerkievicz Lopes (SC) - Overdiagnosis" em medicina laboratorial - Palestrante: Annelise Correa Wengerkievicz Lopes (SC)15h20 - 15h40 - Leucemia: atualizações no diagnóstico das leucemias e a nova classificação - Palestrante: Flavo Beno Fernandes (RS)15h40 - 16h00 – Discussão

Conferência: Novos Marcadores de Alzheimer

Presidente: Fabio Brazão (PA)Palestrante: Gustavo Bruniera (SP)