Congresso da XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica

Membros da diretoria da SBPC/ML participaram do XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica, realizado na cidade de Almancil, no sul de Portugal, entre os dias 6 e 8 de março desse ano. O evento reuniu cerca de 400 participantes. 

De acordo com o Dr Alvaro Pulchinelli, o Congresso foi bastante importante, porque reuniu muitos médicos da Patologia Clínica Portuguesa, e a SBPC/ML participou com três atividades. Um deles foi o curso de Controle de Qualidade, com a doutora Bruna Dolce, coordenadora do Comitê de Qualidade e presidente regional da SBPC/ML no interior de São Paulo. “Seu curso pré-congresso teve bastante interesse por parte dos congressistas e no final todos passaram por uma prova de avaliação e tiveram todos um bom aproveitamento”, ressaltou Alvaro. 

A segunda atividade que a SBPC/ML participou foi uma reunião de trabalho para apresentar os trabalhos realizados no Brasil, em educação, eventos, EADs, o Palc, etc. “A nossa intenção nesse intercâmbio com os médicos de Portugal foi lançamos essa semente. Agora vamos dar continuidade com essas atividades”, revelou.

E a terceira atividade com participação dos diretores foi a abertura solene do Congresso. “Fomos convidados lá para participar da mesa de abertura, tivemos um tempo para falar nessa sessão de abertura e nos sentimos satisfeitos com a extrema boa acolhida que nós recebemos”.

 


IV Fórum da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Medicina (CFM)

No dia 19 de março, o IV Fórum da Comissão de Saúde Suplementar do Conselho Federal de Medicina (CFM) ocorreu na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília-DF. Representando a SBPC/ML, participaram o Dr. Guilherme Ferreira de Oliveira, vice-presidente da SBPC/ML e a Dra. Natasha Slhessarenko, membro do CFM e membro efetivo do Conselho Fiscal da SBPC/ML. 

O evento teve como tema central a importância da regulação da sustentabilidade do sistema de saúde suplementar brasileiro. Outros tópicos foram abordados, como a normatização de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), o transtorno do espectro autista (TEA), os conflitos na saúde suplementar: auditoria, contratualização, Rol de Procedimentos da ANS, e Análise e Consolidação dos Pareceres dos Núcleos (e-NatJus). 

A programação completa e os participantes podem ser conferidos neste link. 

O fórum resultou na "Carta de Planejamento Estratégico da Saúde Suplementar".


LISBRASIL completou 6 anos

Em março, membros da diretoria da SBPC/ML compareceram à comemoração de 6 anos de fundação da LISBrasil, a Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Sistemas de Informação Laboratorial. 

Durante o evento, o Drº Wilson Shcolnik, atual Diretor de Relações Institucionais da SBPC/ML, foi surpreendido por uma homenagem por sua atuação pelo crescimento do setor, e especialmente diante de sua notável atuação enquanto esteve na presidência da SBPC/ML , e atualmente na Abramed.