A Comunidade Científica se reuniu em Paris para compartilhar experiências e novidades para o tratamento e diagnóstico da hepatite

A 18ª Cúpula Global de Hepatite (GHS 2023) foi realizada em Paris, na França, entre os dias 25 e 28 de abril de 2023. Na conferência, os especialistas falaram sobre as novidades para o diagnóstico e o desenvolvimento de pesquisas para o controle e eliminação da hepatite, que provoca a inflamação do fígado.

 O coordenador médico do Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, João Renato Rebello Pinho, membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica /Medicina Laboratorial (SBPC/ML), esteve presente no evento como representante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). “O projeto pioneiro vai avaliar as causas das hepatites agudas em todo Brasil, com a colaboração de 20 estados brasileiros”, explica o associado da SBPC/ML.

Uma análise mais detalhada do quadro clínico do paciente é importante para identificar a melhor abordagem no tratamento baseado no diagnóstico eficaz, que identifique as causas - sejam elas por vírus ou bactérias, ou até mesmo pelo uso excessivo de medicamentos ou ingestão de bebidas alcoólicas. Além disso, serão caracterizados os genótipos dos 5 vírus hepatotrópicos convencionais (A, B, C, D, E), cujo sequenciamento será importante para o conhecimento de sua dispersão na população brasileira.