A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) recebe até o dia 09 de junho a inscrição dos profissionais e alunos que desejam participar com trabalhos originais e inéditos de até 2 mil caracteres, na categoria Temas Livres. Os inscritos deverão enviar, após a aprovação do resumo, o pdf dos trabalhos até o dia 31 de julho.  Nesta página estão todas as instruções e o link para a inscrição. 

Existem duas categorias de Temas Livres: Tradicional e PALC. Na primeira, os trabalhos podem ser relacionados às seguintes áreas de conhecimento: Bioquímica e Toxicologia, Diagnóstico Molecular, Educação em Patologia Clínica, Endocrinologia, Fases Pré e Pós-analítica, Genômica e Bioinformática, Gestão, Hematologia, Imunologia, Informática Laboratorial, Líquidos Biológicos e Urinálise, Microbiologia, Parasitologia e Testes Laboratoriais Remoto. A categoria Tema Livre PALC é exclusiva para profissionais de laboratórios acreditados pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML e que estejam em dia com a acreditação. Os Temas Livres PALC devem ser sobre acreditação e melhoria contínua em laboratórios clínicos. 

Os melhores trabalhos selecionados serão apresentados durante o Congresso como pôster eletrônico – arquivo “pdf” -, exibidos em telas touch screen de grande formato. Os 10 melhores terão apresentação oral.  

Os seis temas ganhadores serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento e os autores receberão prêmios no valor R$ 1.000,00 e inscrição no próximo Congresso da SBPC/ML.

Amantes de fotografia podem participar do 3º Concurso de Fotografia Laboratorial promovido pela SBPC/ML. Aberto a todos, a exigência é apenas de que a imagem seja relativa ao dia a dia do laboratório de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, na categoria Macro ou tenha sido obtida com auxílio de microscópio óptico, eletrônico ou dispositivos similares, na categoria Micro. E claro, seja inédita e autoral!

As inscrições estão abertas e vão até o dia 23 de julho e podem ser realizadas neste link, onde encontram-se também o regulamento. O evento tem como objetivo incentivar o olhar crítico no cotidiano dos laboratórios clínicos, além de compartilhar as imagens do setor de medicina laboratorial.

Para a avaliação serão consideradas a criatividade, o conteúdo informativo, a proficiência técnica, o impacto artístico e a relevância. Além disso, a fotografia deverá ser inédita e de autoria própria.

O 1º lugar em cada categoria ganhará um prêmio de R$1.000,00, além de inscrição para o 56º Congresso de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.

O local de votação, as instruções e os resultados serão divulgados pelos meios de comunicação oficiais da SBPC/ML durante o 55º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial. O resultado será divulgado nos meios de comunicação da SBPC/ML.

 

O 55º Congresso de Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial acontece entre os dias 05 e 08 de setembro e o prazo para inscrever o seu tema termina dia 05 de junho de 2023

Você é aluno do 3º ano do curso de Medicina, em qualquer faculdade ou universidade no Brasil? Então não pode perder a oportunidade de participar do 55º Congresso de Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, que acontece entre os dias 05 e 08 de setembro, em São Paulo. Você não vai perder o maior congresso de medicina laboratorial da América Latina, e ainda podendo ser um palestrante, vai? Para isso, basta elaborar uma aula em vídeo relacionada à especialidade médica Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial.  O prazo para inscrever o seu tema termina dia 05 de junho de 2023.

O aluno deve considerar no desenvolvimento do tema da aula o conhecimento adquirido ao longo da graduação em diferentes disciplinas. Um exemplo é a Clínica Médica, que investiga o diagnóstico de diferentes doenças, com a Patologia Clínica e Medicina Laboratorial para um desfecho clínico mais eficiente. 

Para encontrar sugestões de temas, consulte a página Patologia Clínica e seu ensino no site da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Acompanhe o edital do regulamento e faça sua inscrição nesse link. O autor do trabalho mais bem avaliado será selecionado para participar como palestrante para apresentar sua aula, com inscrição, transporte e hospedagem pagos. 

Venha participar desta importante jornada do conhecimento!

O esportista também trouxe temas relacionados à inovação para acompanhar um mercado cada vez mais competitivo

Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2022 – Na tarde de sexta-feira (7/10), a emoção do esporte tomou conta do 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Durante o evento, Tande, que é medalhista olímpico de ouro de voleibol, palestrou sobre as competições vivenciadas em sua carreira enquanto criava conexões relacionadas à área da saúde.